segunda-feira, 19 de julho de 2010

COPASA - Uma pedra no desenvolvimento das cidades do interior.

- Se por um lado a COPASA realiza, de forma satisfatória, o serviço de distribuição de água, apesar de cobrar o dobro do preço das SAAE's, nunca ter participado de qualquer projeto ambiental, nem ter fornecido água gratuita aos próprios municipais e hospitais públicos ou pagar qualquer tipo de imposto municipal. Por outro lado, vem tentando arrebanhar o serviço de tratamento de esgoto das cidades do interior do Estado, de forma não satisfatória. Utiliza-se do Estado como intermediário. Estado este, que se utiliza de recursos financeiros e administrativos para impôr aos confessos incompetentes e submissos, Prefeitos e Vereadores, a assinatura do Convênio da distribuição de água e tratamento de esgoto.
- Da forma como está sendo conduzida a questão do Saneamento, pressupôe-se que as populações das cidades do interior patrocinarão a construção ou implantação de seus Sistemas de Água e Esgoto e terminarão por pagar caro pela manutenção, sem usufluir , concumitantemente, dos benefícios que estes recursos, a serem arrecadados, pudessem oferecer às comunidades.
- As cidades estarão sendo levadas a um nivel de pobreza tal, que jamais conseguirão se reerguer.
- Os políticos locais, submissos e dependentes, serão levados à tortura de administrar sem recursos.

A solução mais obvia para esta questão, uma vez que são os contribuintes que pagam a conta, é a administração dos serviços de água, esgoto, lixo e drenagem pelos municípios. Ou mais aconselhavel, um consórcio de municípios de uma mesma bacia hidrográfica, de forma a se cuidar também do meio ambiente, com ações nas nascentes e reflorestamento ciliar.
Desta forma os municípios poderão andar com as próprias pernas, patrocinando seu desenvolvimento, gerando emprego, renda e patrimônio.
Antonio Hulk - 19/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário